Breve Histórico Sobre a Criação da AsEFEx
Nestes 30 anos de vida, nós da AsEFEx, temos a alegria e a satisfação de recordar para os mais jovens ou mais modernos, a pequena, porém marcante História de Criação da Nossa Associação.
O assunto da conversa era nossa Escola! Por que não se criar uma Associação de Ex-alunos?
Tudo surgiu dessa simples indagação do Cel R1 Vicente Leitão da Rocha aos professores Leduc e Henrique Fauth, quando num “papo”, sob a amendoeira, próximo ao marco de fundação da cidade do Rio de Janeiro.
Era 25 de Fevereiro de 1990, data da passagem de comando do Cel Arthur Kramer Ribeiro ao Cel Paulo Roberto Laranjeiras Caldas.
O assunto continuou, após a cerimônia, em um dos cantos do então sexagenário ginásio Leite de Castro, quando, ali mesmo começaram uma rápida pesquisa com alguns companheiros, passantes de fim de festa. O retorno foi entusiasmante! Nas despedidas, o Vicente comprometeu-se a dar andamento aos contatos, o Leduc voltava à Brasília.
Foi marcada uma reunião com o comandante da Escola, para conhecermos a sua posição e estudarmos os primeiros passos; a esta compareceram : Gen R1 Glênio, Gen R1 Acrísio, o Cel R1 Osiris, Cel R1 Malta, Cel R1 Vicente, Maj PM Senna e o Cap Saraiva (RP da Escola que funcionaria como oficial de ligação). Tudo ficou acertado.
Iniciaríamos a montagem do Estatuto, entre outras providências iniciais. Uma segunda reunião ocorreu dias depois no auditório da EsEFEx com a participação de 20 companheiros, ocasião em que se decidiu realizar a Assembléia de Fundação e eleição dos Conselhos e da Diretoria em 15 de Março de 1990.
Com a surpreendente presença de 122 companheiros, entre militares das forças armadas, forças auxiliares e civis, de todas as épocas que cursaram a Escola, a Assembléia de Fundação se desenrolou na recém criada sala Cel Ramires, na EsEFEx. Presentes, personalidades de expressão que apuseram suas assinaturas no Livro de Ata e, como os demais, constituíram-se em Sócios Fundadores. Presidindo a mesa o Exmo. Sr. Gen R1 José Ferraz da Rocha, ex-ministro chefe do EMFA - - maior graduado presente, aluno da Escola nos idos de 1940.
Na oportunidade, além da aprovação do Estatuto, foram eleitos os Conselhos e a Diretoria Executiva, conforme segue:
Conselho Deliberativo
Presidente: Gen. R1 Glênio Pinheiro;
Vice-Presidente: Gen. R1 Acrísio Figueiras;
Membros: Dr. Maurício Rocha, Cel R1 Helio Vieira, Cel R1 Armindo Carvalho, Cel Med. R1 Rogério Baptista, 1º Ten R1 Fernando Lima;
Suplente: 1º Ten Jorge Purificação(EsEFEx).
Conselho Fiscal
Presidente: Maj PM Lindberg Senna;
Membros: Ten Cel R1 Henrique Ibeas e Ten R1 Abdias Gurgel.
Diretoria Executiva
Presidente: Cel R1 Osires Cardoso Labatut Rodrigues;
Vice-Presidente: Cel R1 Wenceslau Malta;
Diretor Técnico: Cel R1 Vincente de Leitão da Rocha;
Dir. de Com. Social: Dr. Helio Vigio (Del. Pol.);
Dir. Admnistrativo: Cel R1 João Belém.
Assim nascia a nossa querida e tricentenária Associação, com o firme propósito de UNIR SEMPRE OS “CALÇÕES PRETOS”, seja por todo o Brasil e fora dele também.
Ainda no ano de 1990, o Presidende da AsEFEx, Coronel Osires Cardoso Labatut Rodrigues, escreveu o artigo “Surge a AsEFEx - Uma Aliada Leal”, deixando o registro histórico da criação da Associação na Revista de Educação Física, relevante publicação na área da Educação Física no Brasil, desde 1932.
Fim do conteúdo da página
Redes Sociais